A verdadeira educação se constrói a partir da valorização da diversidade e do respeito às singularidades. 

Paulo Freire

Jogada Inclusiva
Introdução e Justificativas

Segundo o Guia de Atividade Física para a População
Brasileira (GUIA, 2021):

“Apesar de algumas dificuldades vivenciadas, é preciso encontrar formas de praticar atividade física, seja em atividades individualizadas, que consideram as especificidades de cada pessoa, ou em atividades em grupo, que proporcionam a socialização e interação”.

No estudo de LEHNHARD; MANTA; PALMA, 2012, foram levantadas informações acerca de pessoas com deficiência, que tiveram acesso as práticas de atividades físicas ao longo de suas vidas, iniciando através da educação física escolar, passando por outros restritos programas, com alguns deles chegando em esportes adaptados.

O levantamento feito neste estudo, conclui-se que a deficiência não possuiu limitação para a prática de atividades físicas durante o período da infância, e que estas contribuíram para um repertório motor aumentado, possibilitando uma vida mais ativa, menos dependente e com AVD (Atividades da Vida Diária) mais fluídas.

Além da plausível constatação no estudo anterior citado, também se faz necessário recordar, corroborado no Estatuto da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015), que qualquer criança tem a possibilidade e direito a programas de atividades físicas inclusivas.

Portanto se faz urgente proporcionar o olhar individualizado para as crianças deficientes no que tange a promoção de atividades físicas inclusivas.
Sabe-se, de maneira preocupante, que a grande maioria das crianças só possui acesso a atividades físicas e recreativas nas aulas de educação física escolar.

No entanto, segundo o estudo de MORGADO et al, 2017, é conhecido que nestes espaços, infelizmente, ainda não há uma inclusão adequada quando se trata de crianças com deficiência.

Outra justificativa tem relação com a recomendação sobre atividades físicas para crianças da Organização Mundial da Saúde (WHO, 2010), que traz como sugestão mínima, que crianças e adolescentes tenham práticas de atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa por 60 minutos por dia, nos sete dias da semana.

Uma pesquisa feita pela Associação Nova Escola sobre educação inclusiva em escolas públicas e privadas no Brasil apontou que apenas 3 em cada 10 alunos com deficiência participam efetivamente das aulas.

O levantamento foi feito com 4.745 educadores em todo o
Brasil, durante o mês de maio de 2023, com resultados divulgados em julho de mesmo ano.

A realização de estudos, levantamentos, guias e o desenvolvimento de legislações voltadas para a inclusão reforçam de maneira urgente a importância de iniciativas como a ‘Jogada Inclusiva’.

Essa iniciativa não só amplia o acesso às atividades físicas para todos, mas também promove uma verdadeira inclusão social, oferecendo a cada participante os benefícios amplamente reconhecidos pela ciência.

Diversas pesquisas e artigos recentes comprovam que a prática de atividades físicas inclusivas melhora a saúde física e mental, fortalece o senso de pertencimento, incentiva o desenvolvimento de habilidades sociais e contribui para uma sociedade mais justa e igualitária. Portanto, ações como a ‘Jogada Inclusiva’ são essenciais para transformar esses estudos e diretrizes em práticas concretas que beneficiem a todos, tornando o ambiente esportivo verdadeiramente acessível e integrador.

Idealizadores do Projeto

Saiba mais sobre as pessoas que transformaram a inclusão em uma causa e deram vida a este projeto inovador

Gabriela Pimenta

Terapeuta Ocupacional especialista em autismo e psicopedagogia com formação em ABA.

Certificação internacional em Integração Sensorial pela USC (University of Southern California), Integração sensorial e seletividade alimentar avançado! Idealizadora do projeto desmistificando a Integração Sensorial para pais.

José Paulo

Pós-Graduado em Educação Física Escolar (Universidade Gama Filho-UGF)

"Pós-graduado em Educação Física Escolar (UGF) e Mestre em Ciências da Saúde (Universidade Cruzeiro do Sul), com 20 anos de experiência como professor e fundador da CONSULTORIA KIDS – Personal Trainer Infantil."

Pais do Lorenzo

Químicos de formação e educadores por vocação

Com 9 anos de experiência em inclusão e estratégias para melhorar a vida de Lorenzo no dia a dia. Estão em constante aprendizado sobre autismo e interação social, movidos pelo desejo de promover sua inclusão social.

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